Resumo:
São inúmeros os estudos feitos sobre o uso de calculadora em sala de aula. Isso porque a tecnologia cada vez mais se faz presente na sociedade. Assim, as escolas, juntamente com o corpo docente, sentem a necessidade de inovar as metodologias de ensino. Com isso, nossa pesquisa foi realizada com quatro professores de Matemática da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso. Analisamos as redações dos professores, com o tema Calculadora. Objetivamos identificar os saberes docentes dos quatro professores, embasado em Tardif (2014). A partir de nossa pesquisa de cunho qualitativo, estudo de caso, obtivemos resultados que demonstraram que os quatro professores, apesar de quererem utilizar calculadora em sala de aula, não sabem formas de utilizá-la. Apesar do saber experiência ser de total importância na trajetória de docência, faz-se necessário que professores estejam abertos a adquirirem novos saberes.
Descrição:
NASCIMENTO, A. R. do. Saberes docentes sobre o uso de calculadoras em aulas de Matemática. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.