UEPB - Repositório Digital

A visão dos estudantes de Licenciatura em Física acerca da profissão de professor e dos saberes necessários para sua formação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Maria Rejane Santino
dc.date.accessioned 2016-08-08T18:39:44Z
dc.date.available 2016-08-08T18:39:44Z
dc.date.issued 2016-05-30
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11036
dc.description ALVES, M. R. S. A visão dos estudantes de Licenciatura em Física acerca da profissão de professor e dos saberes necessários para sua formação. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo faz uma reflexão sobre a formação e os saberes docentes. Considerando o processo de identificação e de atuação desse profissional na sociedade atual. Nesse sentido, este trabalho se fundamenta a partir dos seguintes questionamentos: Será que os estudantes, egressos da educação básica e ingressantes no curso de Licenciatura em Física tem clareza do que é ser professor e o que eles precisam construir enquanto saberes para atender as exigências dessa profissão? Nessa perspectiva, apresentamos os primeiros resultados de uma pesquisa exploratória com estudantes ingressantes no curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba acerca da visão apresentada por estes sobre a profissão de professor e dos saberes necessários para sua formação. Quando se propõe pensar a pratica docente Perrenoud (1993), defende que o processo reflexivo entendido como característica do fazer docente, logo se aproxima mesmo da identidade profissional. A pesquisa foi realizada com a aplicação de questionários nas turmas do 1° ao 8° semestre do turno manhã da Universidade Estadual da Paraíba. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ana Raquel Pereira de Ataíde pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Saberes docentes pt_BR
dc.subject Licenciatura em Física pt_BR
dc.subject Abordagem problematizadora pt_BR
dc.title A visão dos estudantes de Licenciatura em Física acerca da profissão de professor e dos saberes necessários para sua formação pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta