Resumo:
O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de uma intervenção educativa sobre o nível de conhecimento dos profissionais de saúde de um serviço de emergência médica do Brasil em casos de avulsão dentária e a manutenção desse conhecimento após um período de seis meses. Um estudo de intervenção foi realizado envolvendo a aplicação de um questionário para 73 profissionais de saúde (11 médicos, 41 enfermeiros e 21 paramédicos) de um serviço de emergência médica do Brasil. O questionário foi aplicado antes (T0), imediatamente após (T1) e seis meses após a palestra (T2). O teste de McNemar foi utilizado para a comparação das respostas, com o nível de significância de 5% (p <0,05). Entre a avaliação inicial (T0) e as avaliações pós-aula (p <0,05), houve uma melhoria no conhecimento sobre o conceito de avulsão dentária e de reimplante, sobre a conduta em casos de avulsão, o tempo ideal para o reimplante, a capacidade de executar o reimplante e sobre o meio de armazenamento antes do reimplante. No entanto, foi encontrado um aumento da insegurança quanto ao reimplante entre T1 e T2 (p <0,001). A intervenção educativa levou a um aumento significativo no número de respostas corretas em relação às medidas a serem tomadas em casos de avulsão dentária. O nível de conhecimento dos profissionais manteve-se elevado seis meses após a palestra. No entanto, um certo grau de insegurança foi encontrado em relação à capacidade de realizar o reimplante.
Descrição:
SILVA, B. R. C. da. Efeito da intervenção educativa sobre o nível de conhecimento de uma equipe do serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) em casos de avulsão dentária. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.