UEPB - Repositório Digital

Efeito da intervenção educativa sobre o nível de conhecimento de uma equipe do serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) em casos de avulsão dentária

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Bruno Rafael Cruz da
dc.date.accessioned 2016-08-08T18:52:13Z
dc.date.available 2016-08-08T18:52:13Z
dc.date.issued 2015-06-10
dc.identifier.other CDD 617.675
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11055
dc.description SILVA, B. R. C. da. Efeito da intervenção educativa sobre o nível de conhecimento de uma equipe do serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) em casos de avulsão dentária. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de uma intervenção educativa sobre o nível de conhecimento dos profissionais de saúde de um serviço de emergência médica do Brasil em casos de avulsão dentária e a manutenção desse conhecimento após um período de seis meses. Um estudo de intervenção foi realizado envolvendo a aplicação de um questionário para 73 profissionais de saúde (11 médicos, 41 enfermeiros e 21 paramédicos) de um serviço de emergência médica do Brasil. O questionário foi aplicado antes (T0), imediatamente após (T1) e seis meses após a palestra (T2). O teste de McNemar foi utilizado para a comparação das respostas, com o nível de significância de 5% (p <0,05). Entre a avaliação inicial (T0) e as avaliações pós-aula (p <0,05), houve uma melhoria no conhecimento sobre o conceito de avulsão dentária e de reimplante, sobre a conduta em casos de avulsão, o tempo ideal para o reimplante, a capacidade de executar o reimplante e sobre o meio de armazenamento antes do reimplante. No entanto, foi encontrado um aumento da insegurança quanto ao reimplante entre T1 e T2 (p <0,001). A intervenção educativa levou a um aumento significativo no número de respostas corretas em relação às medidas a serem tomadas em casos de avulsão dentária. O nível de conhecimento dos profissionais manteve-se elevado seis meses após a palestra. No entanto, um certo grau de insegurança foi encontrado em relação à capacidade de realizar o reimplante. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ana Flávia Granville Garcia pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação em Odontologia pt_BR
dc.subject Intervenção odontológica pt_BR
dc.subject Avulsão dentária pt_BR
dc.title Efeito da intervenção educativa sobre o nível de conhecimento de uma equipe do serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) em casos de avulsão dentária pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta