Resumo:
O presente estudo de conclusão de curso teve como objetivo observar em uma escola
municipal as práticas das atividades lúdicas na educação infantil, como essa influência
pode interferir no processo aprendizagem dos alunos, identificando os desafios e
perspectivas da relevância dessa temática no processo de desenvolvimento dentro da
escola. Percebe-se que observar essa metodologia, é enfrentar um grande problema social
dentro do espaço escolar. Dessa forma, é através de uma intervenção lúdica, contribuindo
de forma progressiva no que diz respeito a junção entre a escola e a nossa pesquisa,
identificando as necessidades de cada criança e assim agindo direto na causa que possa
interferir em seu processo normal de desenvolvimento, influenciando na sua formação e
subjetividade. Nele, essa influência é vista como uma maneira de expressão da realidade
no universo infantil para o escolar, que proporciona aos alunos expor seus sentimentos,
emoções ou frustrações, assim também noções de espaço, respeito, regras, ativando a
imaginação, criando situações novas que são impostas em cada ação, e assim
contribuindo na formação profissional e educacional daqueles que recebem o
conhecimento, facilitando o progresso de suas funções psicológicas, intelectuais e
morais, contribuindo para o seu desenvolvimento e personalidade dentro da escola.
Descrição:
PEREIRA, L. S. do N. Análise das práticas e atividades lúdicas na educação infantil para o bom desenvolvimento da memória e aprendizagem. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.