UEPB - Repositório Digital

As salas de recursos multifuncionais e a perspectiva da inclusão escolar em Guarabira- PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Carvalho, Maria Verônica dos Santos
dc.date.accessioned 2016-08-08T20:35:09Z
dc.date.available 2016-08-08T20:35:09Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.other CDD 371.92
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11073
dc.description CARVALHO, M. V. dos S. As salas de recursos multifuncionais e a perspectiva da inclusão escolar em Guarabira- PB. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho visa a compreender como se constitui o programa de Educação Especial denominado Sala de Recursos e seu papel no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino comum, na medida em que essas Salas têm como principal objetivo oferecer AEE - Atendimento Educacional Especializado - de forma a contribuir para com a apropriação do conhecimento desses alunos e, dessa forma, contribuir para seu processo de inclusão escolar e social. Inicialmente, o trabalho traça um breve histórico da educação inclusiva; a seguir, explicita sobre o programa denominado Sala de Recursos, contextualizando-o tanto em nível municipal onde há características construídas historicamente – como em nível federal com as chamadas Salas de Recursos Multifuncionais como grandes promoções de sua política de uma Educação Especial que se efetiva na perspectiva da educação inclusiva. O estudo apresenta a análise dos dados de pesquisa de campo realizada com professores e especialistas concursados na área de educação incisiva, que atuam em Salas de Recursos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal. A pesquisa, de cunho qualitativo, mostra que são muitos os profissionais envolvidos no desenvolvimento das atividades nessas salas, desde os professores e equipe pedagógica da escola Secretaria de Educação Municipal. Esse trabalho conclui que ser professor de A.E.E., é promover nas escolas uma verdadeira educação inclusiva, proporcionando uma escola que aceita e entende estes estudantes dentro das suas dificuldades. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Otávio da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Recursos multifuncionais pt_BR
dc.subject Atendimento educacional especializado pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.title As salas de recursos multifuncionais e a perspectiva da inclusão escolar em Guarabira- PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta