Resumo:
Este trabalho visa a compreender como se constitui o programa de Educação
Especial denominado Sala de Recursos e seu papel no processo de inclusão de
alunos com necessidades educacionais especiais no ensino comum, na medida em
que essas Salas têm como principal objetivo oferecer AEE - Atendimento
Educacional Especializado - de forma a contribuir para com a apropriação do
conhecimento desses alunos e, dessa forma, contribuir para seu processo de
inclusão escolar e social. Inicialmente, o trabalho traça um breve histórico da
educação inclusiva; a seguir, explicita sobre o programa denominado Sala de
Recursos, contextualizando-o tanto em nível municipal onde há características
construídas historicamente – como em nível federal com as chamadas Salas de
Recursos Multifuncionais como grandes promoções de sua política de uma
Educação Especial que se efetiva na perspectiva da educação inclusiva. O estudo
apresenta a análise dos dados de pesquisa de campo realizada com professores e
especialistas concursados na área de educação incisiva, que atuam em Salas de
Recursos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal. A pesquisa, de
cunho qualitativo, mostra que são muitos os profissionais envolvidos no
desenvolvimento das atividades nessas salas, desde os professores e equipe
pedagógica da escola Secretaria de Educação Municipal. Esse trabalho conclui que
ser professor de A.E.E., é promover nas escolas uma verdadeira educação inclusiva,
proporcionando uma escola que aceita e entende estes estudantes dentro das suas
dificuldades.
Descrição:
CARVALHO, M. V. dos S. As salas de recursos multifuncionais e a perspectiva da
inclusão escolar em Guarabira- PB. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.