Resumo:
Este trabalho pretende analisar as mudanças decorrentes da implantação do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI na Escola Estadual Professor Lordão, discutindo o conceito de educação integral e percorrendo as reformas educacionais implantadas no país até a LDB 9.394/96 e os projetos de incentivo à educação integral, em particular o ProEMI. Para que se pudesse realizar esta pesquisa, discutimos com alguns teóricos, a exemplo de Garcia, Luckesi, Saviane sobre as mudanças da educação no Brasil e os desafios da educação integral nos dias atuais. Para tanto, o nosso trabalho divide-se em quatro capítulos: No primeiro contextualizamos as mudanças na educação no país, destacando o papel da educação integral. No segundo ponto, estudamos os marcos legais que orientam a educação, em particular o Programa Ensino Médio Inovador. No terceiro capítulo, discorremos sobre a implantação do ProEMI na Escola Estadual Professor Lordão, apresentado as mudanças decorrentes. Por fim, no último capítulo, apresentamos os resultados da pesquisa analisando as contribuições e limitações do programa na escola, bem como algumas sugestões.
Descrição:
FERREIRA, Robson Rubenilson dos Santos. O programa Ensino Médio Inovador e sua implantação na Escola Estadual Professor Lordão. 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]