Resumo:
A fim de tornar a informação contábil um padrão único fez-se necessário à convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais. Investigar como os docentes estão passando por esse processo é fundamental, portanto o presente estudo teve como objetivo verificar a percepção dos docentes que atuam nas instituições de ensino superior no estado da Paraíba sobre o processo de convergência das normas de contabilidade aos padrões internacionais. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, descritiva e bibliográfica, já à abordagem do problema (qualitativa e quantitativa), cuja coleta de dados realizou-se por meio da aplicação de questionários com 30 docentes. Os resultados obtidos foram que 80% dos respondentes buscam atualização dos pronunciamentos por meio de leitura de livros e 76,6% através da leitura do próprio CPC. Com relação ao nível de conhecimento dos docentes diante dos CPCs foi verificado que os pronunciamentos mais conhecidos por parte dos docentes foram o CPC 00 (estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis) e Contabilidade para pequenas e medias empresas (PME). Sobre o método mais adotado pelos docentes em sala de aula observou que 36,67% de acordo com a escala likert na maioria das vezes abordam as normas com base nas leis 11.638/07 e 11.941/09. Os resultados sinalizam que a maioria dos respondentes não desconhece totalmente o atual processo de convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais, entretanto, o conhecimento dos procedimentos contábeis em conformidade com o Pronunciamento Técnico destinado tem ocorrido quando as práticas coincidem com aquelas que usualmente já estavam sendo executadas.
Descrição:
SOUZA, B. H. S. de. Processo de convergência aos padrões internacionais de contabilidade: a percepção dos docentes do curso de ciências contábeis das instituições de ensino superior no estado da Paraíba. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]