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A presente monografia que tem como título: “Educação Inclusiva: Um estudo de caso sobre o cotidiano dos professores nas salas de aula de ensino regular em uma escola Municipal de Campina Grande/PB” foi escrita a partir dos resultados de pesquisa sobre educação inclusiva. A educação inclusiva consiste no rompimento de critérios seletivos e discriminatórios, é a busca da construção de uma escola acolhedora que proporcione o acesso e a permanência de todos os alunos. O presente estudo objetivou analisar o cotidiano dos educadores da rede municipal de ensino de Campina Grande frente à educação inclusiva. A pesquisa apresentada iniciou-se no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq, cota 2014/2015. O estudo se deu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Poeta Álvaro Guedes Pinheiro, localizada na zona urbana do município de Campina Grande – PB. Os sujeitos envolvidos foram: os professores que ministram aulas em classes comuns do ensino fundamental e possuem em seu corpo discente pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), os alunos que estudam juntos com os que possuem deficiência. Como também, professores da sala de AEE, pais dos alunos com NEE, equipe técnica da escola e um aluno com deficiência que apresentava condições para responder ao questionário. A investigação foi desenvolvida utilizando-se de uma abordagem quantiqualitativa, assumindo a forma de estudo de caso. Os procedimentos metodológicos de coleta foram: consultas às fontes bibliográficas, a observação participante, consultas às fontes secundárias e documentais e realização de entrevistas. A análise dos dados coletados foi distribuída em forma de quadro e gráficos. A entrevista se deu em forma de questionário com pergunta semi-estruturada e respondida pelo próprio sujeito da pesquisa. Conclui-se, por meio de demonstração de dados, que a educação já tem buscado andar no contexto da inclusão, todavia, entende-se que esse processo é permeado de desafios. A escola pesquisa procurou adaptar sua estrutura física com pequenas reformas para prover acessibilidade. A formação dos educandos das salas de ensino regular não tem alcançado o objetivo da inclusão, falta capacitação para lidar no cotidiano com as deficiências dos alunos matriculados. Já as professoras da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), demonstraram melhor capacitação com a presente demanda, no entanto, ainda se sentem incapacitadas para lidar com outros tipos de deficiência. É notável a satisfação dos pais que testemunham certo desenvolvimento nos seus filhos. A equipe técnica distingue seu papel como de suma importância para a política da inclusão. Entre os alunos, na sua grande maioria, não se constatou discriminação na convivência diária para com os alunos com deficiência. Cabe enfatizar ainda, que o desafio da inclusão não se limita ao espaço da escola, mas também, ao conjunto de ações de cada órgão/setor responsáveis para colocar em prática o que se conquistou nas leis. |
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