Resumo:
O presente artigo aborda o Programa de Saúde na Escola - PSE como uma temática fundamental para discutir as políticas intersetoriais no contexto brasileiro, trazendo o enfoque da Escola como umambiente favorável à se tratar de saúde, já que atualmente a intersetorialidade tem grande destaque nas políticas de Saúde e de Assistência Social. O interesse de abordar esta temática se deu durante a experiência no Estágio Supervisionadodo curso de Bacharelado em Serviço Social no campo de educação, onde se observou a problemática burocrática em implementar ações do Programa de Saúde na Escola na instituição do estágio , e a falta de conhecimento da população e gestão escolar que deveria ser beneficiada com ações deste programa. Por se tratar de uma política recente, não há muitas literaturas que retratem entraves e perspectivas diretos ao PSE, desta forma as fundamentações serão abordadas a luz de autores como Magalhães e Bodstein, 2009; Martins, 2011, Figueiredo, Monerat e Souza, 2011 que tratam da evolução das políticas públicas assim como dos desafios e aprendizados, e também com base nos estudos de Machado, Abreu, 2010 e Ferreira 2012, que trazem um levantamento da saúde na escola no Brasil e no mundo e uma análise do PSE desde sua origem até as normas de operacionalização. Assim o objetivo, deste artigo é apresentar a partir do ponto de vista bibliográficoo processode fragilidade e descontinuidade e as perspectivas do PSE.
Descrição:
SILVA, J. T. B. Programa de saúde escolar - PSE: entraves e perspectivas. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]