dc.description.abstract |
Este estudo aborda a história da matemática no brasil na primeira década do século XXI. Buscou-se realizar uma revisão bibliográfica sistemática de estudos no campo da História Matemática, para tal fim, recorreu-se aos anais do VII, VIII, IX e X ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática), realizados no Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Salvador, respectivamente, para que servissem de sinalização para esse estudo. Nesse sentido, foram analisados os minicursos, mesas redondas, comunicações científicas, pôsteres e palestras propostas, selecionando os artigos que fazem reflexões teóricas ou relatam experiências realizadas sobre o possível apoio da História da Matemática em situações de ensino e aprendizagem da Matemática. Deste modo, foram identificados os autores, títulos, objetivos, conteúdos, metodologias e se houve experiência no campo considerado. O desenvolvimento da presente pesquisa possibilitou uma análise sistemática de como os estudos em história da matemática estão se desenvolvendo, uma reflexão a cerca dos benefícios do uso da história da matemática como recurso de auxilio pedagógico e metodológico na educação matemática, além disso, também permitiu analisar as regiões do país em termos de publicações na área de história da matemática na primeira década do século XXI. |
pt_BR |