UEPB - Repositório Digital

Resoluções de Sistemas de Equações Lineares em Circuitos Elétricos DC: Dificuldades de estudantes ingressantes em um curso de eletrônica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sena, Édna Araújo de
dc.date.accessioned 2016-08-24T16:47:41Z
dc.date.available 2016-08-24T16:47:41Z
dc.date.issued 2016-06-20
dc.identifier.other CDD 515.25
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11206
dc.description SENA, É. A. de. Resoluções de Sistemas de Equações Lineares em Circuitos Elétricos DC: Dificuldades de estudantes ingressantes em um curso de eletrônica. 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Em um Curso de Eletrônica uma aplicação importante diz respeito à disciplina de Circuitos Elétricos DC. Ao aplicar a Lei de Kirchhoff nesses circuitos, deparamo-nos com sistemas de equações lineares que possuem uma relação de dependência entre as variáveis, constituindo assim um sistema linear em que as informações desejadas (correntes, tensões em diferentes pontos) são obtidas mediante soluções desses sistemas. No entanto, um dos vários comportamentos observados durante o ensino de Circuitos Elétricos DC tem sido atribuído ao elevado grau de deficiência no decorrer da aplicação entre teoria e prática. Buscamos relacionar o tópico Sistemas de Equações Lineares com a disciplina Circuitos Elétricos DC e evidenciar que a interdisciplinaridade inerente às disciplinas específicas e a Matemática constituindo-se em fator imprescindível para a formação do Técnico em Eletrônica que prima pelo desenvolvimento tecnológico. Assim, nossa pesquisa justificou-se pela observação entre base matemática e prática vivenciada enquanto profissional na disciplina ministrada de Circuitos Elétricos DC. Caracterizado como estudo descritivo-exploratório, utilizamos questionários como técnica para coleta dos dados. A faixa etária dos estudantes participantes foi diversa, entre 16 e 36 anos. A maioria (82%) deles proveniente de escola pública, Ensino Fundamental; 51,5% deles do Ensino Médio tiveram a oportunidade de estudar o conteúdo de Sistemas de Equações Lineares, sendo que 69,7% consideraram dificuldades encontradas na aprendizagem de teoremas referentes à eletrônica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Abigail Fregni Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Equações lineares pt_BR
dc.subject Circuitos elétricos DC pt_BR
dc.subject Eletrônica pt_BR
dc.subject Lei de Kirchhoff pt_BR
dc.title Resoluções de Sistemas de Equações Lineares em Circuitos Elétricos DC: Dificuldades de estudantes ingressantes em um curso de eletrônica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta