Resumo:
Diante das dificuldades dos educadores de matemática em trabalhar alguns conteúdos específicos desta disciplina, este trabalho trás uma proposta educacional que faz referência ao tema de geometria plana e espacial para alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula. Para isto utiliza-se materiais concretos do laboratório de matemática como banners, sólidos geométricos e suas planificações em papel cartão associados a softwares matemáticos que possibilitam uma visualização de todos estes poliedros e polígonos em uma tela onde eles possam estar situados em uma realidade virtual permitindo a mobilidade de seus elementos. Com isto a animação além de tornar a aula mais atrativa para alunos e professores permite que desfrute-se da interatividade da disciplina com o mudo das novas tecnologias. Este trabalho é desenvolvido para tentar despertar nas pessoas que procuram retomar suas atividades escolares e muitas vezes não suportam a carga de conteúdos que lhes é oferecida de forma teórica e sem praticidade alguma os obrigando até a desistir novamente. No referencial teórico abordo um breve histórico do surgimento da matemática no Brasil, a educação de jovens e adultos, tecnologias na educação e tecnologias na educação matemática. Como trago também fotos de algumas experiências no laboratório de matemática e em sala de aula nas apresentações e manipulação dos sólidos geométricos.
Descrição:
SILVA, Jorge Mendes da. O ensino da Geometria Plana e Espacial com a mediação das novas tecnologias na Educação de Jovens e Adultos - EJA na Escola estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Artigo]