Resumo:
A escola é uma instituição social que dissemina conhecimentos produzidos ao longo
da história da humanidade, assim, os sujeitos que fazem uso dessa unidade de
construção e promoção de saberes precisam encontrar um ambiente que estimule a
prática dos estudos e a produção de conhecimentos. O tratamento da cultura de
cada indivíduo pela escola pode fortalecer vínculos e aproximar os sujeitos para o
universo da aprendizagem, algo que enriquece as práticas pedagógicas e valoriza a
pluralidade identitária. As tecnologias presentes na sociedade contemporânea são
ferramentas que transitam nos mais variados espaços sociais, inclusive na escola,
fator este que precisa ser identificado e trabalhado nas metodologias de ensino, pois
as mídias digitais são mecanismos de interatividade, informação e auxílio para
construção de caminhos inovadores de aprendizagem. Este trabalho visa evidenciar
os fatores cultura e tecnologia na perspectiva interativa e auxiliadora no processo de
ensino-aprendizagem dos sujeitos discentes digitais. A metodologia utilizada para
tais discussões repousa na pesquisa bibliográfica, sobretudo nas reflexões de
autores como Vasconcellos (2008), Lévy (1999), Hall (1999), entre outros que
serviram de base para a fundamentação teórica.
Descrição:
OLIVEIRA, Samuel Francisco Pereira de. Tecnologia na escola: aprendizagem, valorização cultural e identitária. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]