Resumo:
Nossa motivação para esta pesquisa parte de nossa preocupação com o ensino do
espanhol-língua estrangeira (E-LE) e sua variação linguística. Levamos em conta as
particularidades que envolvem o ensino deste idioma, bem como a subjetividade,
dinamicidade e imprevisibilidade que permeiam o complexo processo de ensinar e
aprender línguas. Filiamo-nos à Linguística Aplicada e realizamos uma pesquisa
bibliográfica, de forma a entrar em contato com as reflexões a respeito do nosso tema e
propor alguns encaminhamentos didáticos para a questão. Apresentamos o modelo
fractal de aquisição para fomentar a nossa proposta de contemplar a diversidade e a
dinamicidade no ensino de forma a buscar a promoção da autonomia do aprendiz.
Destacamos a potencialidade da sétima arte para mediar essas reflexões, visando
dinamizar o aprendizado com vistas à interculturalidade.
Descrição:
BARBOSA, A. N. O complexo processo de ensino-aprendizagem de espanhol - língua estrangeira: reflexões mediadas pelo cinema. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.