Resumo:
Partindo de uma problemática sobre a discussão do ensino da Língua Portuguesa (LP
dentro do ensino das redes privadas, remonta discussões advindas desde os anos de
1980 do século XX. Desde essa década até os dias atuais, inúmeras pesquisas
atestam as dificuldades teórico-metodológicas, pelas quais passa o ensinoaprendizagem
da língua materna. Dessa forma, alguns questionamentos sobre essa
problemática nos levaram a formular o seguinte objetivo deste presente artigo que foi
“discutir o ensino de língua portuguesa na escola privada, a partir da visão do
docente”. Dessa forma, o exposto enquadramos da pesquisa que originou este artigo
foi construído através do paradigma qualitativo, de cunho bibliográfico e exploratório.
Como procedimentos da pesquisa, efetuados a partir da aplicação de questionários
onde foram entrevistados 02 professores: de 02 escolas particulares de
Solânea/Guarabira. Com poucas referências sobre a temática, tomamos como
pressupostos teóricos as contribuições de Bakhtin (2006), Batista (1997), PCN’s
(1998) e outros. Os resultados apontaram como fundamentos da pesquisa que o
professor privado segue a metodologia da escola, em que o currículo escolar é aquele
adaptado através das diretrizes impostas pelo livro didático adotado pela instituição;
bem como, as aulas seguem um modelo tradicional (leitura, discussão e exercício),
acrescentada de alguns recursos didáticos a mais, do que aqueles presentes em
outras redes de ensino, e exemplo a escola pública.
Descrição:
CASSIANO, L .V. A análise do currículo no ensino de Língua Portuguesa na escola privada. 2016. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.