Resumo:
Este texto é fruto de uma observação realizada em uma creche de Guarabira, no
período Estágio Supervisionado I. O objetivo geral deste trabalho é ressaltar a
importância da brincadeira no desenvolvimento integral da criança. Além de contribui
na discussão acerca do brincar como direito da criança e não como passa tempo.
Esse elemento é fundamental na educação infantil, pois a brincadeira contribui na
construção da personalidade, da individualidade, da identidade da criança dentre
outros fatores, além de proporcionar uma aprendizagem significativa, divertida,
alegre e prazerosa. Tendo como aporte teórico Kishimoto (2010); Borba (2006);
Santos (2009); Negrine (1994); Almeida (1995); RNCEI (1998); DCNEI (2009); ECA
(1990) entre outros. A criança utiliza a brincadeira para representar o mundo real, e
assim ela expressar seu conhecimento colocando em evidência experiências
vivenciadas no decorrer do seu processo educacional. A infância é uma fase
essencial para se introduzir as atividades lúdicas, já que elas estimulam à
criatividade, a imaginação, a curiosidade das crianças como também proporciona o
aperfeiçoamento das habilidades das crianças.
Descrição:
SILVA, A. F. da. Brincadeira: passa tempo ou direito da criança?. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.