Resumo:
O presente trabalho intitulado “Educação Ambiental na Educação Infantil: Um
estudo de caso na cidade de Guarabira - PB” teve como objetivo principal inserir
a Educação Ambiental com crianças da Pré-escola, através de exposição de
temáticas e atividades práticas e lúdicas, com a intenção que a criança
conhecesse sobre as temáticas ambientais e pudesse compreender a
importância de suas atitudes para com o meio ambiente. A metodologia utilizada
na pesquisa foi à qualitativa, e os instrumentos utilizados para a coleta de dados
foram entrevistas com os professores e direção escolar. A pesquisa realizou-se
com dezessete alunos da turma do Pré-II do turno manhã da Escola Municipal
de Educação Infantil Professora Raimunda Ribeiro da Silva, localizada no Bairro
São José, na Cidade de Guarabira. As atividades desenvolvidas partiram das
temáticas que foram trabalhadas com os alunos: Meio Ambiente, Água e
Reciclagem. As atividades foram bem aceitas pelos alunos, todos participaram
de forma entusiasmada e com bastante interesse no que estava sendo ensinado.
Com esta pesquisa, pode-se observar como é de extrema importância trabalhar
a temática ambiental na Educação Infantil, pois as crianças são abertas para
aprender e falar sobre esta temática, sempre levantando questionamentos e
situações que vivem no seu dia a dia.
Descrição:
SILVA, T. da. Educação ambiental na educação infantil: um estudo de caso na cidade de Guarabira. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.