Resumo:
Este artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso foi motivado por
observações desenvolvidas a partir das vivências de anos em sala aula. O objetivo
é refletir sobre como a criança negra tem sofrido tratamento desumano no decorrer
da história brasileira e como vem ocorrendo mudanças, a exemplo da literatura
infantil. Este trabalho baseiou-se no apoio teórico da obra de Mary del Priore, 1998 e
1999 e outros. A análise bibliográfica possibilitou de maneira geral, a observar que a
produção de obras cujas personagens são crianças negras se intensificou após a
Constituição de 1988 e a Lei 10.639/2003. Dessa forma, fica ressaltado que as
minorias passam a ter mais espaço; mas, o respeito às diferenças ainda precisa
ocorrer efetivamente nas relações sociais, especialmente na escola, para que o
negro realmente seja valorizado.
Descrição:
SILVA, J. R. C. da. Existe direito, respeito e igualdade para a criança negra
no Brasil?. 2016. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.