Resumo:
Este estudo tem por objetivo refletir sobre a memória de Maria Lúcia Lopes da Silva
acerca de seus processos de escolarização, a partir de suas vivências no Programa
Brasil Alfabetizado (PBA), no ano de 2007 até o ano de 2014, ano em que a mesma
esteve inserida na rede de ensino do munícipio de Sapé/PB. Para atender aos
objetivos da pesquisa utilizamos a metodologia da história oral, com ênfase nos
estudos de BOSI (1994), ao discutir sobre a memória como fonte de pesquisa e, no
nosso caso, privilegiamos a memória oral, baseado nos escritos de MEIHY (2006) e
DELGADO (2010) que se reportam sobre a história oral, enquanto metodologia. Os
estudos destes teóricos contribuíram para a compreensão de nossa questão de
pesquisa: Quais as implicações da passagem educacional, decorridas da
alfabetização ofertada no PBA para a escolarização no espaço da escola pública da
rede oficial de ensino, na aprendizagem da aluna pesquisada? Os resultados
evidenciam que, para a aluna em questão, à volta e a permanência na escola foram
elementos fundamentais para a construção de sua autoestima, bem como para o
desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. O processo de escolarização
contribuiu, principalmente, para que esta educanda se sentisse construtora da sua
própria história, buscando sua valorização pessoal e a inclusão na sociedade.
Descrição:
SANTANA, J. S. de. Entre letras e memórias: o processo de escolarização de Maria Lúcia Lopes da Silva na Educação de Jovens e Adultos. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.