UEPB - Repositório Digital

O estágio supervisionado de Língua Portuguesa e o subprojeto de Língua Portuguesa (PIBID/CH/UEPB): as contribuições para o licenciado de Letras

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Valdeci João da
dc.date.accessioned 2016-09-27T14:48:34Z
dc.date.available 2016-09-27T14:48:34Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 400
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11380
dc.description SILVA, V. J. da. O estágio supervisionado de Língua Portuguesa e o subprojeto de Língua Portuguesa (PIBID/CH/UEPB): as contribuições para o licenciado de Letras. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Tendo em vista as dificuldades pelas quais passam o magistério nacional e as licenciaturas, o presente trabalho objetiva analisar as contribuições que o Estágio Supervisionado de Letras e o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência trazem para a formação do licenciando em Letras da Universidade Estadual da Paraíba. A questão central que direcionou este artigo foi: que contribuições o Estágio e o Pibid trouxeram para a formação do licenciando em Letras? O estudo se deu através do relato da participação do autor, nos dois momentos de vivência pedagógica – aluno de estágio e bolsista PIBID. O estágio e as atividades do PIBID foram realizados durante três anos, em uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio, na cidade de Guarabira/PB. Para fundamentar essas vivências utilizou-se o seguinte referencial teórico: sobre estágio, Pimenta e Lima (2010), sobre linguagem, Bakhtin (2006) e Travaglia (2000) e sobre Língua Portuguesa Antunes (2009), Geraldi (1996). A metodologia, qualitativa, bibliográfico/documental, consistiu da descrição, leitura e análise de fragmentos de atividades realizadas no Estágio e no PIBID (relatório/artigos) sobre as participações do autor nos dois programas. Os resultados apontaram que entre o estágio e o PIBID, há uma diferença fundamental: disponibilidade de tempo e de atividades para constituir um possível professor (a) já ciente da responsabilidade de gerir uma sala de aula. Diferença que conta a favor do PIBID, mais estruturado do ponto de vista temporal/espacial. No entanto, ambas são contribuições importantes para a formação do licenciando. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juarez Nogueira Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.title O estágio supervisionado de Língua Portuguesa e o subprojeto de Língua Portuguesa (PIBID/CH/UEPB): as contribuições para o licenciado de Letras pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta