Resumo:
Tendo em vista as dificuldades pelas quais passam o magistério nacional e as
licenciaturas, o presente trabalho objetiva analisar as contribuições que o Estágio
Supervisionado de Letras e o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência trazem
para a formação do licenciando em Letras da Universidade Estadual da Paraíba. A
questão central que direcionou este artigo foi: que contribuições o Estágio e o Pibid
trouxeram para a formação do licenciando em Letras? O estudo se deu através do
relato da participação do autor, nos dois momentos de vivência pedagógica – aluno
de estágio e bolsista PIBID. O estágio e as atividades do PIBID foram realizados
durante três anos, em uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio, na
cidade de Guarabira/PB. Para fundamentar essas vivências utilizou-se o seguinte
referencial teórico: sobre estágio, Pimenta e Lima (2010), sobre linguagem, Bakhtin
(2006) e Travaglia (2000) e sobre Língua Portuguesa Antunes (2009), Geraldi
(1996). A metodologia, qualitativa, bibliográfico/documental, consistiu da descrição,
leitura e análise de fragmentos de atividades realizadas no Estágio e no PIBID
(relatório/artigos) sobre as participações do autor nos dois programas. Os resultados
apontaram que entre o estágio e o PIBID, há uma diferença fundamental:
disponibilidade de tempo e de atividades para constituir um possível professor (a) já
ciente da responsabilidade de gerir uma sala de aula. Diferença que conta a favor do
PIBID, mais estruturado do ponto de vista temporal/espacial. No entanto, ambas são
contribuições importantes para a formação do licenciando.
Descrição:
SILVA, V. J. da. O estágio supervisionado de Língua Portuguesa e o subprojeto de Língua Portuguesa (PIBID/CH/UEPB): as contribuições para o licenciado de Letras. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.