Resumo:
É indiscutível que ao longo da história do Brasil, foi estabelecido neste país um
modelo de educação excludente, visando impedir o acesso à escola de milhões de
brasileiros desrespeitados devido à sua condição étnico-racial e cultural. Este
trabalho busca investigar as possibilidades de implemento da Lei 10.639/03 através
do trabalho com a literatura infanto-juvenil na sala de aula, especificamente com a
obra Do outro lado tem segredos, de Ana Maria Machado, bem como a forma como
esta pode contribuir para a valorização da nossa diversidade étnico-racial e cultural
na escola. Para tanto, temos como objetivo geral analisar a forma como a imagem e
a cultura negra têm sido representadas na referida obra e a influência que a leitura
da mesma exerce na formação da personalidade de adolescentes e jovens que a ela
têm acesso e como objetivos específicos, identificar nas tendências atuais da
literatura infanto-juvenil pontos que buscam romper com os estereótipos e
preconceitos raciais; analisar a forma de representação das personagens negras na
escrita de Ana Maria Machado e por fim averiguar até que ponto o contato com
textos desse gênero podem contribuir com a formação de uma consciência crítica
livre de preconceitos e discriminações raciais. Esta pesquisa de base qualitativa e
bibliográfica se fundamenta nos estudos desenvolvidos por ROSEMBERG (1979 e
1985), CASTILHO (2004b), GOUVÊA (2005), JOVINO (2006), OLIVEIRA (2003),
dentre outros. Quanto a autores que discorrem acerca do trabalho com a literatura
infantojuvenil na escola baseamo-nos em ZILBERMAN (2003) e PALO e OLIVEIRA
(2006).
Descrição:
RIBEIRO, E. S. Desvendando os segredos do outro: um olhar sobre a literatura infanto-juvenil e o implemento da Lei 10.639/03. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.