Resumo:
Este artigo tem como objetivo fazer uma análise sobre a pesquisa bibliográfica,
sobre o uso do lúdico como proposta metodológica no ensino fundamental de
geografia, além de analisar as possibilidades de ensino e aprendizagem para além
do livro didático e das simplificadas aulas expositivas os professores tenham as
atividades lúdicas como recursos didático-pedagógicos a serem utilizados nas aulas
de geografia. Neste contexto a ludicidade vai contribuir de forma que as aulas sejam
mais dinâmicas e participativas, inclusive proporcionando sentido e significado ao
conhecimento construído, sendo assim os alunos vão ser motivados a participar
mais e com isso aprender. Utilizar jogos nas aulas é também uma forma de
conhecer melhor os alunos, identificar as dificuldades e habilidade, não só
intelectual, mas também sociais e emocionais. Sendo assim o professor tem um
ótimo recurso didático viável para ensinar e os alunos a possibilidade de aprende
geografia com entusiasmo, permitindo uma maior interação entre alunos e
professores.
Descrição:
GOMES, E. dos S. O lúdico como proposta metodológica no Ensino Fundamental de Geografia. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.