UEPB - Repositório Digital

Leitura e ensino: perspectivas teóricas para a educação básica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Maria Perpétua do Socorro Silva Santos
dc.date.accessioned 2016-09-27T16:49:28Z
dc.date.available 2016-09-27T16:49:28Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 028.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11402
dc.description BARBOSA, M. P. do S. S. S. Leitura e ensino: perspectivas teóricas para a educação básica. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente texto reflete o ensino da leitura na educação básica por meio de uma revisão bibliográfica sobre a temática em destaque. Para tanto, objetivamos: problematizar o que é a leitura como prática social; pensar sobre o ensino da leitura; e, prognosticar perspectivas teóricas para contribuir com o ensino da leitura na educação básica. Com base nos objetivos específicos, propomos diálogos com alguns teóricos, tais como Antunes (2003), Kleiman (1995), Lajolo (2004), dentre outros, bem como nos dispusemos a realizar uma pesquisa documental com vistas a perceber como o ensino da leitura é abordado nas políticas de currículo para a educação básica no Brasil. Nessa direção, operamos na defesa de que o ensino da leitura precisa ser problematizado no seio da escola, uma vez que em muitas situações conferimos uma importância da leitura apenas nos discursos docentes, enquanto que os desafios postos na prática inviabilizam um ensino da leitura de modo satisfatório. Com base nesse cenário contextual, concluímos que o ensino da leitura na educação básica é permeado por tentativas falhas, em alguns casos engessadas pelas avaliações externas em larga escala e não propiciam a formação emancipadora do educando. Portanto, revisar a literatura pedagógica na tentativa de traçar caminhos para a superação dessas dificuldades é basilar para que consigamos propor um ensino da leitura como exercício para a reflexão do social e sua transformação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Adriana Sales Barros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.title Leitura e ensino: perspectivas teóricas para a educação básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta