Resumo:
O presente texto reflete o ensino da leitura na educação básica por meio de uma
revisão bibliográfica sobre a temática em destaque. Para tanto, objetivamos:
problematizar o que é a leitura como prática social; pensar sobre o ensino da leitura;
e, prognosticar perspectivas teóricas para contribuir com o ensino da leitura na
educação básica. Com base nos objetivos específicos, propomos diálogos com
alguns teóricos, tais como Antunes (2003), Kleiman (1995), Lajolo (2004), dentre
outros, bem como nos dispusemos a realizar uma pesquisa documental com vistas a
perceber como o ensino da leitura é abordado nas políticas de currículo para a
educação básica no Brasil. Nessa direção, operamos na defesa de que o ensino da
leitura precisa ser problematizado no seio da escola, uma vez que em muitas
situações conferimos uma importância da leitura apenas nos discursos docentes,
enquanto que os desafios postos na prática inviabilizam um ensino da leitura de
modo satisfatório. Com base nesse cenário contextual, concluímos que o ensino da
leitura na educação básica é permeado por tentativas falhas, em alguns casos
engessadas pelas avaliações externas em larga escala e não propiciam a formação
emancipadora do educando. Portanto, revisar a literatura pedagógica na tentativa de
traçar caminhos para a superação dessas dificuldades é basilar para que
consigamos propor um ensino da leitura como exercício para a reflexão do social e
sua transformação.
Descrição:
BARBOSA, M. P. do S. S. S. Leitura e ensino: perspectivas teóricas para a educação básica. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.