UEPB - Repositório Digital

A autoestima dos professores de língua portuguesa e sua relação com o aprendizado dos alunos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Freire, Marilene da Silva Batista
dc.date.accessioned 2016-09-27T18:01:52Z
dc.date.available 2016-09-27T18:01:52Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 371.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11442
dc.description FREIRE, M. da S. B. A autoestima dos professores de língua portuguesa e sua relação com o aprendizado dos alunos. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo apresenta reflexões sobre a importância da autoestima tanto na visão geral dos sujeitos enquanto seres humanos, quanto na busca de uma percepção clara sobre a relação entre autoestima e aprendizagem, visto que foca no perfil dos professores que atuam, especialmente, no contexto da escola pública. Surge de minhas inquietações enquanto estudante do Curso de Letras da UEPB, a partir dos estudos, vivências e observações do componente Estágio I. Se estrutura nos moldes da abordagem qualitativa, com a finalidade de identificar a auto estima dos professores de Língua Portuguesa e sua relação com o aprendizado, optou-se por utilizar dois procedimentos de pesquisa, a bibliográfica e a de campo. Na realização de campo, aplicamos o questionário junto a vinte (20) professores que atuam na área de Língua Portuguesa. A maioria deles integra várias escolas na rede pública de ensino, na esfera municipal. Porém, também incorporamos ao grupo um professor da rede privada e outro da rede estadual de ensino. Os professores entrevistados foram informados sobre a natureza do estudo, seus objetivos e a forma de interpretação dos dados. O resultado deste mapeamento subsidiou nossa base de análise acerca da importância da autoestima do professor de Língua Portuguesa.Os resultados evidenciam que a autoestima do educador precisa ser estimulada, principalmente no espaço da escola onde atua para que este consiga acompanhar melhor seus alunos. Os professores que têm uma boa auto estima relacionam-se bem com seus alunos, enquanto os que têm baixa-estima não conseguem se relacionar afetivamente com seus alunos. Neste sentido, é preciso desenvolver um sistema de educação que ajude no desenvolvimento integral do ser humano, que cumpra com sua função de ensinar e transmiti conhecimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Verônica Pessoa da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Autoestima pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Ensino de Língua Portuguesa pt_BR
dc.title A autoestima dos professores de língua portuguesa e sua relação com o aprendizado dos alunos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta