Resumo:
Este estudo apresenta reflexões sobre a importância da autoestima tanto na visão
geral dos sujeitos enquanto seres humanos, quanto na busca de uma percepção
clara sobre a relação entre autoestima e aprendizagem, visto que foca no perfil dos
professores que atuam, especialmente, no contexto da escola pública. Surge de
minhas inquietações enquanto estudante do Curso de Letras da UEPB, a partir dos
estudos, vivências e observações do componente Estágio I. Se estrutura nos moldes
da abordagem qualitativa, com a finalidade de identificar a auto estima dos
professores de Língua Portuguesa e sua relação com o aprendizado, optou-se por
utilizar dois procedimentos de pesquisa, a bibliográfica e a de campo. Na realização
de campo, aplicamos o questionário junto a vinte (20) professores que atuam na
área de Língua Portuguesa. A maioria deles integra várias escolas na rede pública
de ensino, na esfera municipal. Porém, também incorporamos ao grupo um
professor da rede privada e outro da rede estadual de ensino. Os professores
entrevistados foram informados sobre a natureza do estudo, seus objetivos e a
forma de interpretação dos dados. O resultado deste mapeamento subsidiou nossa
base de análise acerca da importância da autoestima do professor de Língua
Portuguesa.Os resultados evidenciam que a autoestima do educador precisa ser
estimulada, principalmente no espaço da escola onde atua para que este consiga
acompanhar melhor seus alunos. Os professores que têm uma boa auto estima
relacionam-se bem com seus alunos, enquanto os que têm baixa-estima não
conseguem se relacionar afetivamente com seus alunos. Neste sentido, é preciso
desenvolver um sistema de educação que ajude no desenvolvimento integral do ser
humano, que cumpra com sua função de ensinar e transmiti conhecimento.
Descrição:
FREIRE, M. da S. B. A autoestima dos professores de língua portuguesa e sua relação com o aprendizado dos alunos. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.