Resumo:
Este trabalho traz uma reflexão acerca do estágio supervisionado na escola Estadual, onde observamos
na prática de estágio em língua portuguesa. O presente artigo faz parte de uma pesquisa bibliográfica
realizada no curso de Letras– CH, que tem como objetivo avaliar a prática da Língua Portuguesa na
escola investigar as idéias de diversos autores e pesquisadores que abordam o tema da importância da
Língua Portuguesa nas escolas. Pretende, ainda, fazer um relato das experiências vivenciadas durante
o Estágio Supervisionado I, na escola de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de
Carvalho, situada na Rua Henrique Pacífico nº 45, bairro Primavera, cidade de Guarabira. A escola
atual necessita de uma transformação, no sistema de ensino da Língua Portuguesa, buscando superar
desafios nos métodos da aprendizagem, é a partir desse pressuposto, que surge a figura da importância
da Língua Portuguesa nas escolas, pois cabe à escola ensinar o aluno a utilizar a linguagem oral nas
diversas situações comunicativas, especialmente nas mais formais fazendo com que a escola, busque
uma participação mais efetiva por parte dos professores e alunos para promoverem um plano de ação
para o desenvolvimento da Língua Portuguesa na escola. Os resultados enfatizam a importância da
Língua Portuguesa na escola, e mostram que embora já tenham acontecidos importantes avanços,
ainda existe uma necessidade de se aprofundar a compreensão em torno da temática.
Descrição:
SOUZA, J. R. de. A prática de estágio supervisionado e a realidade da
língua portuguesa nas escolas. 2013. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013.