Resumo:
Esta pesquisa dedica-se à exposição de um processo de análise do Ensino da Língua
Portuguesa na rede pública, e é claro, com um olhar também voltado para à aplicabilidade dos
recursos didáticos, aliados aos recursos tecnológicos no sistema educacional, mostrando um
dialogo a partir dos estudos realizados, das análises feitas na rede pública e também nas
próprias experiências no maravilhoso mundo da atividade pedagógica, dessa forma, pode-se
ver que tudo o que se encontra no ambiente onde ocorre o processo ensino-aprendizagem,
pode se transformar em um ótimo recurso pra melhorar e adequar as aulas de Língua
Portuguesa. Portanto, essa necessidade de observar e expor tal questão surgiu por perceber o
um descaso nas aulas de Língua Portuguesa em uma escola da rede pública e principalmente,
por poucos profissionais que estão na área, terem o domínio do mesmo. É notório que a
educação e suas técnicas de ensino avançam dia após dia, mas, nem todos que nela se fazem
presente, são protagonistas desse grande progresso. Porém, não se pode esquecer de que o
Ensino da Língua materna vem sofrendo mudanças, e toda essa transformações, são bem
significativas, por isso que os recursos didáticos, são instrumentos complementares que
ajudam a colocar as ideias em fatos reais e concretos, tendo em vista que o processo de
ensino-aprendizagem vai muito além de técnicas e métodos, ou seja, perpassa tudo isso.
Portanto será abordado o estudo de um caso especial, para que se possa perceber por meio
dele, a situação e a forma como são/estão sendo ministradas as aulas de Língua Portuguesa.
Descrição:
QUIRINO, V. L. O Ensino de Língua Portuguesa e os Recursos Didáticos na
Escola Pública. 2013. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013.