Resumo:
Este artigo tem o objetivo de apresentar um estudo realizado sobre o uso dos
gêneros jornalísticos em sala de aula como ferramenta para a formação de leitores
críticos. Como pesquisa de campo foram ministradas aulas com atividades de leitura
e interpretação de texto, utilizando os gêneros de cunho jornalístico como recurso
didático nas turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e nas turmas do 2º ao 4º
ano do ensino médio (Magistério), através do Estágio Supervisionado de Regência
desenvolvido no Centro Educacional Osmar de Aquino, localizado na cidade de
Guarabira, Paraíba. Este estudo aborda o ensino de leitura como um processo de
desenvolvimento do senso crítico e interpretativo, utilizando os gêneros jornalísticos
como meio para estimular o interesse do aluno pela leitura como uma prática de
conhecimento interdisciplinar. Discutimos as características dos gêneros
jornalísticos, a importância do seu uso nas aulas de Língua Portuguesa e as
constatações obtidas a partir das aulas ministradas durante a pesquisa de campo.
Para a fundamentação teórica buscamos os autores Elias (2010), Koch (2009;
2010), Souza (2001), Soares (1998), Bräkling (1998), Freitas (1994).
Descrição:
SOUZA, M. D. de. Os gêneros jornalísticos como ferramentas para a formação de leitores críticos. 2013. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013.