UEPB - Repositório Digital

Os gêneros jornalísticos como ferramentas para a formação de leitores críticos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Maria Daniele de
dc.date.accessioned 2016-09-27T18:21:09Z
dc.date.available 2016-09-27T18:21:09Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11459
dc.description SOUZA, M. D. de. Os gêneros jornalísticos como ferramentas para a formação de leitores críticos. 2013. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tem o objetivo de apresentar um estudo realizado sobre o uso dos gêneros jornalísticos em sala de aula como ferramenta para a formação de leitores críticos. Como pesquisa de campo foram ministradas aulas com atividades de leitura e interpretação de texto, utilizando os gêneros de cunho jornalístico como recurso didático nas turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e nas turmas do 2º ao 4º ano do ensino médio (Magistério), através do Estágio Supervisionado de Regência desenvolvido no Centro Educacional Osmar de Aquino, localizado na cidade de Guarabira, Paraíba. Este estudo aborda o ensino de leitura como um processo de desenvolvimento do senso crítico e interpretativo, utilizando os gêneros jornalísticos como meio para estimular o interesse do aluno pela leitura como uma prática de conhecimento interdisciplinar. Discutimos as características dos gêneros jornalísticos, a importância do seu uso nas aulas de Língua Portuguesa e as constatações obtidas a partir das aulas ministradas durante a pesquisa de campo. Para a fundamentação teórica buscamos os autores Elias (2010), Koch (2009; 2010), Souza (2001), Soares (1998), Bräkling (1998), Freitas (1994). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria de Fátima Aquino de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Gênero Jornalístico pt_BR
dc.subject Leitor Crítico pt_BR
dc.title Os gêneros jornalísticos como ferramentas para a formação de leitores críticos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta