Resumo:
O lúdico hoje é uma temática um pouco menos controversa no que se refere à
Educação Infantil, por causa de ações construtivas, além de já ser encarada como
ferramenta para o desenvolvimento de competências e artefato para interação social
e desenvolvimento infantil. Desse modo, o lúdico deixa de ser um mero meio de
“cansar” as crianças e passa a ser associado a ações pedagógicas voltadas para o
desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. O significado de infância e
de brincadeira tem uma relação direta que se constitui histórica e socialmente.
Objetivou-se, com o presente, questionar as propostas relacionadas ao conceito do
uso do lúdico na educação, cujo objetivo principal é a preparação para as séries
seguintes do Ensino Fundamental e o desenvolvimento de habilidades cognitivas.
Atualmente, os estudos educacionais defendem um modelo de educação infantil que
garanta o direito às crianças de viverem a infância e proporcionem condições
cognitivas e sociais. Assim sendo, o lúdico passou a ser visto de maneira diferente
por professores e operadores da educação – orientadores, psicólogos,
psicopedagogos – ficando evidenciado o seu importante papel para a educação de
crianças, considerando-se aspectos como imaginação, relações interpessoais,
construções mentais e a interatividade que tecem as relações sociais da brincadeira.
Conclusivamente, as razões para o uso da ludicidade nos processos de ensino e
aprendizagem são elencadas visando a apenas não justificar a importância da
temática, mas no sentido de incentivar outros profissionais a valorizarem as
brincadeiras nas atividades dirigidas, de maneira direcionada visando à preparação
dos discentes através deste eficiente instrumento de aprendizagem.
Descrição:
BARBOSA, G. I. de M. As práticas pedagógicas, processo de alfabetização e o lúdico na educação infantil. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.