Resumo:
Esta pesquisa foi realizada no município de Araruna-PB. Seu principal objetivo
foi investigar e analisar o ensino da Língua Inglesa no Ensino Médio, em
consonância com os PCNs. Para alcançar este objetivo, algumas entrevistas
foram feitas com professores de Língua Inglesa da Rede Pública Estadual, de
forma a reunir informações sobre o planejamento das aulas e os recursos
escolares para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem de Língua
Inglesa. Para tanto, a metodologia utilizada foi a de pesquisa de campo,
através dos seguintes métodos de análise: observações das aulas e entrevistas
aplicadas. Além disso, foi procedida a pesquisa bibliográfica, por meio de
documentos educacionais (PCNs) para a microanálise etnográfica. Para a
análise da coleta de dados, fez-se necessário uma pesquisa bibliográfica em
autores como: ALMEIDA FILHO (1993), PAIVA (1997), OLIVEIRA (1999), entre
outros. Os resultados desta pesquisa mostram uma elevação do nível de
autonomia profissional, de reflexão e de compreensão das demandas do
trabalho docente por parte dos professores participantes. Acreditamos que a
disciplina de Língua Inglesa, embora desacreditada pelos alunos, também
possa colaborar para a formação de um cidadão crítico, mesmo sabendo ser
esta formação uma tarefa árdua para o professor, haja vista os obstáculos
encontrados no ensino de língua estrangeira.
Descrição:
COSTA, R. B. da. Os PCNS no ensino de língua inglesa na escola pública:
um estudo de caso etnográfico com professores e alunos do
ensino médio, no município de Araruna-PB. 2013. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.