UEPB - Repositório Digital

Os PCNS no ensino de língua inglesa na escola pública: um estudo de caso etnográfico com professores e alunos do ensino médio, no município de Araruna-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Regiclaudia Bezerra da
dc.date.accessioned 2016-10-04T20:44:24Z
dc.date.available 2016-10-04T20:44:24Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11488
dc.description COSTA, R. B. da. Os PCNS no ensino de língua inglesa na escola pública: um estudo de caso etnográfico com professores e alunos do ensino médio, no município de Araruna-PB. 2013. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa foi realizada no município de Araruna-PB. Seu principal objetivo foi investigar e analisar o ensino da Língua Inglesa no Ensino Médio, em consonância com os PCNs. Para alcançar este objetivo, algumas entrevistas foram feitas com professores de Língua Inglesa da Rede Pública Estadual, de forma a reunir informações sobre o planejamento das aulas e os recursos escolares para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Para tanto, a metodologia utilizada foi a de pesquisa de campo, através dos seguintes métodos de análise: observações das aulas e entrevistas aplicadas. Além disso, foi procedida a pesquisa bibliográfica, por meio de documentos educacionais (PCNs) para a microanálise etnográfica. Para a análise da coleta de dados, fez-se necessário uma pesquisa bibliográfica em autores como: ALMEIDA FILHO (1993), PAIVA (1997), OLIVEIRA (1999), entre outros. Os resultados desta pesquisa mostram uma elevação do nível de autonomia profissional, de reflexão e de compreensão das demandas do trabalho docente por parte dos professores participantes. Acreditamos que a disciplina de Língua Inglesa, embora desacreditada pelos alunos, também possa colaborar para a formação de um cidadão crítico, mesmo sabendo ser esta formação uma tarefa árdua para o professor, haja vista os obstáculos encontrados no ensino de língua estrangeira. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Monaliza Rios Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Língua Inglesa – Ensino pt_BR
dc.subject Parâmetros Curriculares pt_BR
dc.subject Educação – Ensino Médio pt_BR
dc.title Os PCNS no ensino de língua inglesa na escola pública: um estudo de caso etnográfico com professores e alunos do ensino médio, no município de Araruna-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta