Resumo:
O presente estudo apresenta uma proposta de trato com os conhecimentos da cultura corporal, em especial a dança, com um olhar estabelecido pela necessidade de compreender como o conteúdo dança pode ser trabalhado na escola. Partimos da hipótese de que a dança é um conteúdo imprescindível à elevação do padrão da cultura corporal dos jovens. Nesse sentido, podemos considerar a dança como uma forma de expressão representativa na vida do homem, em diferentes momentos, de diferentes formas, e que se faz presente no cotidiano dos jovens fora da escola e dentro dela, mesmo que não seja em sala de aula de forma sistematizada. Do ponto de vista metodológico, o trabalho se caracteriza por uma pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo descritiva documental, seguindo o seguinte percurso: 1) Apresentar o universo das danças de forma teórica e prática; 2) Vivenciar estilos de danças através de oficinas e desenvolvimento de coreografias; 3) Festival de danças enquanto síntese da organização do trabalho pedagógico. Nesse sentido, o trato com este conteúdo possibilitou aos alunos desenvolver o seu senso critico sobre a cultura corporal, sobre as questão ligadas ao gênero (par dialético - meninos x meninas), com a técnica envolvida nas coreografias. Com o exposto, mostramos que este conteúdo pode e deve ser apresentado de forma ampla e qualitativa para todas as turmas do ensino básico, e com isto construir uma ponte para a sistematização e organização dos conteúdos da Educação Física na escola.
Descrição:
SILVA, E. D. da. A dança enquanto conteúdo de ensino nas aulas de Educação Física na cidade de Serra Redonda – PB. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.