dc.contributor.author |
Querino, Maria de Lourdes Ambrósio |
|
dc.date.accessioned |
2016-10-05T15:29:22Z |
|
dc.date.available |
2016-10-05T15:29:22Z |
|
dc.date.issued |
2015-05-13 |
|
dc.identifier.other |
CDD 516.22 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11495 |
|
dc.description |
QUERINO, M. de L. A. Resolução e formulação de problemas por alunos do Ensino Médio utilizando palitos de dente para compreender área e perímetro. 2015. 69f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente monografia teve como objetivo geral a resolução e formulação de problemas utilizando palitos de dente para compreender área e perímetro de figuras geométricas planas. Iniciamos a nossa pesquisa com os alunos de uma das turmas do 2º ano da Escola Estadual Assis Chateaubriand. Em nosso primeiro encontro foi feito uma abordagem oral a respeito dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito dos conteúdos de área e perímetro de figuras planas, e completando as informações que faltaram. Antes de desenvolverem as formulações de problemas, os alunos resolveram atividades com problemas de área e perímetro utilizando palitos de dente. Nas atividades de formulação de problemas, inicialmente eles tiveram algumas dificuldades, pois era a primeira vez que desenvolviam este tipo de atividade. Alguns alunos não sabiam nem como iniciar a formulação, alguns problemas eram de difícil compreensão até para eles mesmos. No entanto com os encontros seguintes, eles foram melhorando as formulações dos problemas. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Kátia Maria de Medeiros |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Figuras geométricas planas |
pt_BR |
dc.subject |
Resolução de problemas |
pt_BR |
dc.subject |
Formulação de problemas |
pt_BR |
dc.subject |
Área |
pt_BR |
dc.subject |
Perímetro |
pt_BR |
dc.title |
Resolução e formulação de problemas por alunos do Ensino Médio utilizando palitos de dente para compreender área e perímetro |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |