Resumo:
O presente trabalho tem como propósito expor a concepção marxiana de educação e o seu uso como instrumento de dominação das massas na história do ocidente no contexto do capitalismo contemporâneo. Um dos mais importantes críticos da tradição ocidental e do modelo capitalista de produção, Karl Marx, desenvolveu uma diversificada obra sobre o capitalismo, nas quais explica os sistemas econômicos existentes e sua interferência direta na forma como o homem pensa e vive em sociedade. Para Marx, as relações humanas são determinadas pelo poder econômico, aquele que o detém chamados pelo nosso autor de classe dominante exerce total controle sobre aqueles que são desprovidos dos meios de produção e também sobre todas as áreas da vida universalizando seus valores, em outras palavras, a classe dominante controla a política, a cultura, a arte, e principalmente a educação através de sua ideologia. A consequência desse processo de influencia é a total alienação da classe dominada na sociedade capitalista que se perpetua principalmente por meio dos conteúdos educacionais acessíveis as massas. Dessa forma, problematizamos o uso instrumental da educação, como meio de dominação das massas e suas consequências para o trabalhador na era capitalista. No que se refere à metodologia, este projeto se trata de uma pesquisa de cunho bibliográfico, visando erguer um aporte teórico que permita o aprofundamento e corroborações, criando subsídios para a análise da temática em questão.
Descrição:
Especialização em Filosofia da Educação: A educação como instrumento de dominação das massas: uma análise a partir do pensamento de Karl Marx - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.