UEPB - Repositório Digital

Heidegger: Linguagem e Educação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Maia, Rosinete de Lima
dc.date.accessioned 2016-10-14T18:24:00Z
dc.date.available 2016-10-14T18:24:00Z
dc.date.issued 2016-08-31
dc.identifier.other CDD 193
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11509
dc.description Especialização em (Filosofia da Educação. Heidegger: Linguagem e Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Martin Heidegger (1889-1976), um dos maiores pensadores do século XX, ressalta não escrever obras e sim abrir caminhos. Em um dos caminhos estabelecidos por Heidegger nos deparamos com o problema da linguagem que, esbarra na impossibilidade humana de encontrar para essa um espaço teórico que a defina como objeto do conhecimento. Uma das estruturas ontológicas apresentadas por Heidegger em sua busca pelo sentido do ser na análise do Dasein é a fala, fundamento da compreensão e proposição, e que, segundo Heidegger, é “o fundamento ontológico-existencial”. Os filósofos têm se dedicado em esclarecer a questão entre linguagem e pensamento. Será o pensamento possibilitado pela linguagem ou será a linguagem definida em sua constituição pelo pensamento? Heidegger realiza uma mudança na forma de se pensar a linguagem a partir de sua obra “A caminho da linguagem”, de 1959, em uma tentativa de minimizar o abismo que se coloca quando se pensa na relação pensamento linguagem. O problema da linguagem tem motivado a filosofia contemporânea à grandes mudanças, e sua ligação com a educação tem despertado um grande interesse no âmbito da pesquisa, interesse fundamentado no desejo de harmonizar os elementos de compreensão de como acontece a constituição e a atividade da linguagem na educação. A relação entre o filósofo Martin Heidegger e a educação, mesmo não sendo Heidegger um estudioso da educação, torna-se viável a partir de seus pressuposto como a cura, o cuidado e também a linguagem, pensada por este como a casa do ser, o ser que é questão primordial em sua obra. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Arlindo de Aguiar Filho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Heidegger pt_BR
dc.subject Linguagem pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title Heidegger: Linguagem e Educação pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta