Resumo:
Os estudos atuais sobre o ensino de língua portuguesa apontam as dificuldades e trazem
propostas. São elementos teóricos que embasam a visão de mundo dos licenciando em
Letras. Mas na prática, o que pensam aqueles que vivem a escola básica: alunos e
professores das escolas públicas? Enquanto licencianda do Curso de Letras e bolsista do
Subprojeto de Língua Portuguesa do PIBID/UEPB/CH resolvemos discutir a visão dos
alunos. Surgiram então, alguns questionamentos: quem são os alunos de língua portuguesa
da Escola José Soares de Carvalho? Como esses alunos vêem o ensino de língua
portuguesa na sua escola? Com o objetivo de discutir a temática, realizamos uma pesquisa
de campo, qualitativa para levantar dados sobre os alunos e ensino de língua portuguesa na
E. E. E. F. M José Soares de Carvalho – Guarabira/PB. Como suporte teórico nós utilizamos
alguns pressupostos de Irandé (2003), Geraldi (2002), MATTOS (2003), POSSENTI (1999),
ANTUNES (2010) e outros. Chegamos à conclusão que: os alunos da Escola José Soares
de Carvalho, apesar das dificuldades pessoais e das dificuldades oriundas do ensino
público, apresentamos, sobre o ensino de Língua Portuguesa, uma visão que oscila entre o
pessimismo e otimismo, a crença de que o ensino de língua materna pode melhorar,
metodologicamente, e que pode melhorar suas relações com o mundo.
Descrição:
NASCIMENTO, A. L. P. do. O perfil e a percepção dos alunos do ensino fundamental
II da Escola Estadual José Soares de Carvalho sobre o ensino de língua portuguesa. 2013. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.