dc.description.abstract |
Por tratar-se de uma prática social, a leitura tem sido um importante objeto de
estudo de muitas pesquisas, em especial, a leitura literária enquanto espaço
significativo de aprendizagens e deleite. Considerando essas premissas,
debateremos, neste artigo, questões sobre a leitura literária, o espaço e tratamento
oferecidos pela escola, com ênfase nos recursos e práticas de ensino que legitimam
sua importância. Por vivermos em uma sociedade em que há déficits de leitura
expressivos, deparamo-nos com a necessidade de (re)pensarmos as propostas de
ensino a fim de atrair os alunos para se voltarem à leitura literária, objeto de estudo
deste trabalho. As considerações teórico-metodológicas estão amparadas em Lajolo
(2008) e Baldi (2009), entre outros autores, que de maneira pertinente apresentam
estratégias que possam mudar a forma como a leitura literária é tratada, indicandonos
a importância da mesma no cotidiano escolar. A partir das observações e
intervenções realizadas em duas turmas, terceiro e quarto ano do ensino
fundamental, pertencente à Escola Estadual de Ensino Fundamental Silvio Porto,
situada na cidade de Pilõezinhos/PB, investigaremos a atenção destinada, pelos
alunos e professores, à leitura literária; posteriormente, descrevemos as atividades
elaboradas a fim de apresentar possíveis encaminhamentos para o desenvolvimento
de um sujeito leitor crítico, mediante o envolvimento com o universo da leitura
literária. |
pt_BR |