UEPB - Repositório Digital

A leitura literária: por uma formação de leitores nas séries iniciais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sena, Hosana Jerônimo de
dc.date.accessioned 2016-10-17T20:54:33Z
dc.date.available 2016-10-17T20:54:33Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11528
dc.description SENA, H. J. de. A leitura literária: por uma formação de leitores nas séries iniciais. 2013. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Por tratar-se de uma prática social, a leitura tem sido um importante objeto de estudo de muitas pesquisas, em especial, a leitura literária enquanto espaço significativo de aprendizagens e deleite. Considerando essas premissas, debateremos, neste artigo, questões sobre a leitura literária, o espaço e tratamento oferecidos pela escola, com ênfase nos recursos e práticas de ensino que legitimam sua importância. Por vivermos em uma sociedade em que há déficits de leitura expressivos, deparamo-nos com a necessidade de (re)pensarmos as propostas de ensino a fim de atrair os alunos para se voltarem à leitura literária, objeto de estudo deste trabalho. As considerações teórico-metodológicas estão amparadas em Lajolo (2008) e Baldi (2009), entre outros autores, que de maneira pertinente apresentam estratégias que possam mudar a forma como a leitura literária é tratada, indicandonos a importância da mesma no cotidiano escolar. A partir das observações e intervenções realizadas em duas turmas, terceiro e quarto ano do ensino fundamental, pertencente à Escola Estadual de Ensino Fundamental Silvio Porto, situada na cidade de Pilõezinhos/PB, investigaremos a atenção destinada, pelos alunos e professores, à leitura literária; posteriormente, descrevemos as atividades elaboradas a fim de apresentar possíveis encaminhamentos para o desenvolvimento de um sujeito leitor crítico, mediante o envolvimento com o universo da leitura literária. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luana Francisleyde Pessoa de Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Prática de Ensino pt_BR
dc.title A leitura literária: por uma formação de leitores nas séries iniciais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta