Resumo:
O presente estudo traz uma reflexão acerca da influência que a literatura infantil,
trabalhada dentro da escola, pode proporcionar a formação da consciência negra da
criança. Desde o seu surgimento, a literatura infantil surge com um caráter
pedagógico, ou seja, de ensinar valores e conceitos descritos pela sociedade como
corretos. Ao ser levada para dentro da escola a literatura infantil persiste no seu
caráter pedagógico, imbuído de ideologias e conceitos, muitas vezes, de cunho
racista. As histórias infantis trazem implícitas, em seus contos, atitudes que negam
ou reprimem a existência do negro, que aparece nas histórias em papéis de
dependência, ou de imagens que expressam condições de inferioridade. As imagens
negativas acerca da cultura negra surgiram desde a antiguidade e persiste até os
dias atuais. Para contornar toda uma situação de formação racista criada há muitos
séculos atrás e mantida na atualidade, foi sancionada, em 2003, a lei 10.639, que
obriga as escolas a incluir no seu currículo a história e cultura do afro descendente,
atitude que contribui para a formação da consciência negra de uma nova geração. É
a partir da educação que o quadro de racismo em que a sociedade se encontra pode
transformar-se e cultivar uma cultura de reconhecimento e respeito e assim
chegamos à conclusão que uma das metodologias para chegar a esse objetivo é a
utilização de uma literatura infantil adequada e livre de ideologias.
Descrição:
BARROS, L. da S. A relação literatura-escola na formação da consciência
negra da criança. 2013. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.