UEPB - Repositório Digital

A relação literatura-escola na formação da consciência negra da criança

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barros, Luciene da Silva
dc.date.accessioned 2016-10-17T21:04:19Z
dc.date.available 2016-10-17T21:04:19Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11533
dc.description BARROS, L. da S. A relação literatura-escola na formação da consciência negra da criança. 2013. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo traz uma reflexão acerca da influência que a literatura infantil, trabalhada dentro da escola, pode proporcionar a formação da consciência negra da criança. Desde o seu surgimento, a literatura infantil surge com um caráter pedagógico, ou seja, de ensinar valores e conceitos descritos pela sociedade como corretos. Ao ser levada para dentro da escola a literatura infantil persiste no seu caráter pedagógico, imbuído de ideologias e conceitos, muitas vezes, de cunho racista. As histórias infantis trazem implícitas, em seus contos, atitudes que negam ou reprimem a existência do negro, que aparece nas histórias em papéis de dependência, ou de imagens que expressam condições de inferioridade. As imagens negativas acerca da cultura negra surgiram desde a antiguidade e persiste até os dias atuais. Para contornar toda uma situação de formação racista criada há muitos séculos atrás e mantida na atualidade, foi sancionada, em 2003, a lei 10.639, que obriga as escolas a incluir no seu currículo a história e cultura do afro descendente, atitude que contribui para a formação da consciência negra de uma nova geração. É a partir da educação que o quadro de racismo em que a sociedade se encontra pode transformar-se e cultivar uma cultura de reconhecimento e respeito e assim chegamos à conclusão que uma das metodologias para chegar a esse objetivo é a utilização de uma literatura infantil adequada e livre de ideologias. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Consciência Negra pt_BR
dc.subject Literatura na Escola pt_BR
dc.subject Ideologia pt_BR
dc.title A relação literatura-escola na formação da consciência negra da criança pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta