Resumo:
O presente artigo visa a discutir sobre a importância do uso de textos literários para
o incentivo da prática de leitura na sala de aula. Tomando como base ideias de
autores conhecidos na área Ensino de Literatura e Leitura, tais como: Kleiman
(2007) e Bordini; Aguiar (1989), este trabalho propõe uma intervenção na escola,
focando a aplicabilidade do método criativo, bem como entender a eficácia/eficiência
do método proposto por Bordini; Aguiar (1989), na escola-campo. Acrescenta-se,
ainda, que o artigo intenciona mostrar algumas das principais metodologias e
práticas abordadas pelos mesmos autores citados como sugestão de boas
atividades que o professor possa utilizar em suas aulas de Leitura e Literatura,
visando a aumentar o prazer pela Leitura por parte dos alunos. Ao final, descreve-se
um estudo de caso feito no município de Serra de São Bento, no estado do Rio
Grande do Norte, na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Joaquim Torres,
onde foi aplicada uma das teorias descritas aqui, com o intuito de relatar os
benefícios de se trabalhar Literatura e Leitura.
Descrição:
SANTOS, N. S. dos. O uso do texto literário como incentivo à leitura: uma breve intervenção na escola com o método criativo. 2013. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.