Resumo:
Tendo em vista o aparato tecnológico, cada vez mais crescente no cotidiano das pessoas – no
trabalho, em casa, no lazer e também na escola, torna-se necessário inseri-lo na sala de aula,
não apenas como um instrumento de interação entre os alunos, mas também como recurso
didático a ser utilizado pelo professor. A grande questão é: porque e como usar o facebook na
sala de aula, na aula de português por exemplo. Desse modo, com o objetivo de discutir essa
questão, elaborou-se este artigo, a partir das propostas de uso desse recurso tecnológico que as
instituições apresentam via internet e, principalmente a partir dos estudos de Libâneo (1994),
Kensky (2003), Oliveira (1997), Gasperetti (2001), Moran (2004) e outros. Trata-se de uma
pesquisa bibliográfica qualitativa em que se conclui que há uma infinidade de recursos
tecnológicos a disposição do professor, cabe a este, se inserir nesse mundo e selecionar os
recursos mais adequados às suas estratégias didáticas. Além disso, é importante ressaltar que
esses recursos são imprescindíveis hoje, pois vivemos um momento de grande avanço
tecnológico e esse avanço deve ser discutido na escola, na aula de Língua Portuguesa.
Descrição:
GUIMARÃES, R. de A. O Facebook como recurso didático na aula de língua portuguesa no ensino médio: possibilidades de uso. 2013. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.