UEPB - Repositório Digital

A leitura e a escrita no 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Idalina Rosa – Pedro Régis/PB: algumas reflexões

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Adriana Ramos da
dc.date.accessioned 2016-10-18T20:07:59Z
dc.date.available 2016-10-18T20:07:59Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.other CDD 028
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11537
dc.description SILVA, A. R. da. A leitura e a escrita no 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Idalina Rosa – Pedro Régis/PB: algumas reflexões. 2013. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a leitura e a escrita dos educandos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Idalina Rosa, situada na zona rural do município de Pedro Régis – PB. O presente estudo tem como base o aporte teórico defendido por Cagliari (2009), Marques de Melo (1986), Martins (1994), Kleiman (2008), Rojo (2009), Antunes (2003) dentre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa aplicada através de questionários que visavam, principalmente, coletar dados que pudessem ser o mais claro possível, para que assim mostrassem os motivos pelos quais os educandos da escola acima citada ainda apresentam déficit no ensino-aprendizagem mesmo estando no 8º ano. Partindo desse pressuposto, optamos por fazer questionários, para que pudéssemos ter mais clareza das respostas e assim poder desenvolver com mais objetividade nossa monografia. Portanto, buscamos informações com 17(dezessete) alunos do 8º ano do ensino fundamental, 04 (quatro) professores e 04(quatro) pais. Ao longo dessa pesquisa foi possível notar diferentes posicionamentos, nos quais pudemos identificar as dificuldades de leitura, escrita, compreensão e interpretação das perguntas do questionário da pesquisa. A análise dos resultados objetivou entender os motivos que levam os alunos a não desenvolverem o gosto pela leitura e pela escrita na Escola pesquisada. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria de Fátima de Souza Aquino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura - Ensino pt_BR
dc.subject Processo de Aprendizagem pt_BR
dc.subject Escrita - Aprendizagem pt_BR
dc.title A leitura e a escrita no 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Idalina Rosa – Pedro Régis/PB: algumas reflexões pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta