Resumo:
Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a leitura e a escrita dos educandos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Idalina Rosa, situada na zona rural do município de Pedro Régis – PB. O presente estudo tem como base o aporte teórico defendido por Cagliari (2009), Marques de Melo (1986), Martins (1994), Kleiman (2008), Rojo (2009), Antunes (2003) dentre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa aplicada através de questionários que visavam, principalmente, coletar dados que pudessem ser o mais claro possível, para que assim mostrassem os motivos pelos quais os educandos da escola acima citada ainda apresentam déficit no ensino-aprendizagem mesmo estando no 8º ano. Partindo desse pressuposto, optamos por fazer questionários, para que pudéssemos ter mais clareza das respostas e assim poder desenvolver com mais objetividade nossa monografia. Portanto, buscamos informações com 17(dezessete) alunos do 8º ano do ensino fundamental, 04 (quatro) professores e 04(quatro) pais. Ao longo dessa pesquisa foi possível notar diferentes posicionamentos, nos quais pudemos identificar as dificuldades de leitura, escrita, compreensão e interpretação das perguntas do questionário da pesquisa. A análise dos resultados objetivou entender os motivos que levam os alunos a não desenvolverem o gosto pela leitura e pela escrita na Escola pesquisada.
Descrição:
SILVA, A. R. da. A leitura e a escrita no 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Idalina Rosa – Pedro Régis/PB: algumas reflexões. 2013. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.