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O processo de assimilação repetitiva tende a eliminar a autonomia do sujeito e sua
possibilidade de auto-criação e/ou autoconstrução. Partimos, pois, desse pressuposto
para analisar, nesse projeto, a ética enquanto elemento determinante e norteador do ser
social em seu contínuo processo de construção de si à luz da proposta kantiana
apresentada, especificamente, em sua obra Sobre Pedagogia. De maneira que, o
presente trabalho, procurou investigar as bases ontológicas que fundamentam a ética na
filosofia de Kant (1724-1804), e, por conseguinte, canalizar as alternativas deste teórico
que, perpassaram os fundamentos subjetivos, até chegar às dimensões objetivas de sua
ética voltada para a prática educativa. As conclusões filosóficas de Kant nos propõem
uma educação pautada sobre a conscientização dos sujeitos diante das definições de
valor. Para tanto, o método bibliográfico de pesquisa foi embasado não apenas na obra
supracitada, mas ainda em outros diversos escritos do filósofo e de comentadores de
suas obras, indispensáveis para a formação mínima de um conhecimento prévio exigido
da filosofia kantiana para que haja um entendimento suficiente do presente texto. Não
há dúvidas da importância de se ter um trabalho, inscrito entre as demais pesquisas do
curso nascente, voltado para a educação, com um olhar sobre o pensamento de um ícone
de tamanha relevância na história da filosofia, o qual deixou um legado eclético e ainda
pouco explorado no âmbito das discussões pedagógicas. Pois, apesar de Kant ser um
filósofo clássico bastante comentado, poucos trabalhos foram dedicados, até o
momento, a discorrer especialmente sobre suas ideias que tratam da educação, as quais
estão estritamente ligadas à sua filosofia ética, sua teoria teleológica e as concretizações
de suas aspirações cosmopolitas. |
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