Resumo:
Esse estudo bibliográfico tem como objetivo apresentar um diálogo teórico em torno
do ensino via prática letramento para alunos do Ensino Fundamental e as
estratégias de leitura. O leitor mal sucedido durante a leitura, perde o significado das
sentenças, lê palavra por palavra ou em frases mais curtas, não ignora as palavras
irrelevantes, efetua pausas diante de palavras desconhecidas, consulta o dicionário
para captar o significado dessas palavras, além de ter um autoconceito negativo
enquanto leitor. Com base no exposto e no seu objetivo geral, este trabalho
investiga sobre as concepções e estratégias de leitura como prática de letramento e
compreensão leitora, buscando, nesse sentido, contextualizando o ensino de leitura
nas salas de aula do Ensino Fundamental, examinando as principais estratégias que
proporcionam a compreensão da leitura como prática social. O texto apresenta
conceitos e opiniões relativos às estratégias de leitura advindas de Silveira (2005),
Brito (2003), Leffa (1996), e Borba e Guaresi (2007), dentre outros. Como resultado,
pode-se afirmar que conhecendo o significado literal das palavras ou sentenças de
uma língua, embora seja imprescindível, é insuficiente se o leitor não souber
reconhecer os seus vários empregos de acordo com as intenções do autor e as
circunstâncias de sua produção, necessitando, portanto, fazer uso de estratégias
diversas para compreensão do texto. Por conseguinte, o ensino dessas estratégias
configura um importante recurso para auxiliar o aluno na formação de sua
competência leitora.
Descrição:
FRANCISCO, M. M. de F. Letramento no ensino fundamental: estratégias de leitura e letramento no ensino fundamental. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.